A infância é um excelente momento para inserir poesia na vida das crianças, pois a brincadeira com as palavras e sons desperta o bem estar e sentimentos agradáveis. Neste livro, a beleza da poesia não está só no texto, mas também nas ilustrações que dão movimento aos poemas.
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
POESIA
LENDAS
As lendas são organizadas de acordo com mitos produzidos por uma sociedade. Quando são lidas ou contadas para uma criança, abre-se uma oportunidade mágica para que estes mitos, tão impor-tantes para a construção de sua identidade social e cultural, possam agir na imaginação e criatividade.
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Bricadeiras de Roda
Sempre que posso converso com meus filhos sobre as brincadeiras de rodas,eles ouvem admirados,mais poucos sabem sobre essa brincadeira. Mais eu sinto saudades e de vez em quando fico cantando algumas cantigas de rodas e mostrando para eles como era a brincadeiras e resgatando um pouco do passado. Um dia desses nos cantei algumas e quero compartilhar com quem não conhece,e relembrar a quem já brincou bastante.
Atirei o pau no gato,tô,tô.
Mais o gato,tô,tô.
Não morreu,rêu,rêu.
Dona Chica,cá,cá adimirou-se,sê, do berô,do berô,que o gato deu.
Miau
Brinacadeiras de Criança
Sinto saudades das brincadeiras de criança,quando se jogava bolinha de gude,rodava pião,brincava de esconde-esconde,pula cela,mãe da rua,jogava bola,queimada sem se preocupar com nada. Hoje em dia as crianças não fazem mais isso,o negocio agora é internet,orkut,msm etc.Jogar só no vídeo game,ficam preso em casa e não fazem exercício estamos criando robôs escravos das inovações tecnológicas. Cuidado pais,pois a verdadeira infância está sendo roubada,e precisamos rever nosso conceitos,para que no futuro não estejamos criando um maquina.
sábado, 15 de janeiro de 2011
A FAMILIA
A família e a própria casa são a maior proteção que uma criança pode ter contra os perigos do mundo. É nesse ninho de amor, atenção e resguardo que ela ganha confiança para lançar-se sozinha, na idade adulta, à grande aventura da vida. Mas nem todas as crianças com família e quatro paredes sólidas em seu redor são felizes. Em vez de contarem com o amor de adultos responsáveis, elas sofrem estupros e carícias obscenas. Em lugar do cuidado que a sua fragilidade física e emocional requer, elas são confrontadas com surras e violência psicológica para que fiquem caladas e continuem a ser violadas por seus algozes impunes. No vasto cardápio de vilezas que um ser humano é capaz de perpetrar contra um semelhante, o abuso sexual de meninas e meninos é dos mais abjetos – em especial quando é cometido por familiares. Para nosso horror, essa é uma situação mais comum do que a imaginação ousa conceber. Estima-se que, no Brasil, a cada dia, 165 crianças ou adolescentes sejam vítimas de abuso sexual. A esmagadora maioria deles, dentro de seus lares.