terça-feira, 20 de julho de 2010

Educação

ESCOLA

Reza a Constituição que todo Brasileiro tem direito à Educação, mas, infelizmente, está realidade está muito distante.
Porque um país sem Educação é um país sem futuro, e cada vez mais a cultura é uma questão de classe.
Temos que garantir que na periferia isso seja realidade, que nossos alunos tenham mais acesso ao teatro, à literatura, à dança, ao cinema, etc.
E que nosso professores, idealizadores e comprometidos pelas causas da educação, sejam vistos com respeito e valorizados, e que tenham maiores condições de ensinar. Temos que lutar pela redução do número de alunos por sala de aula, para que haja mais diálogo entre alunos e professores.
Não dispomos de condições para educar os nossos filhos, por isso a família tem que entender que a educação é fundamental.
Por exemplo, você tem que saber como foi o dia do seu filho na escola, com quem voltou da escola, com quem estava brincando na rua, quem eram os amigos e os pais dos amigos dos filhos.
Mas, infelizmente, a realidade é outra, as salas de aulas estão super lotadas, estão fazendo das nossas escolas um depósito.
Para o Estado e para prefeitura é muito mais barato encher as Escolas de alunos, do que construir novos estabelecimentos educacionais.
Temos que lutar!Porque a cultura é coisa que ninguém tira da gente, o dinheiro acaba as roupas se rasgam, mas a cultura nunca acaba.
Dizem que o Brasileiro não gosta de ler, mas sabemos que muitos deles ainda hoje não têm acesso a livros e outros nem se quer sabe ler.
Temos que promover a articulação da Escola com a comunidade, se unir contra a falta de segurança. Promover a educação popular e a mobilização social para superação da violência.
Precisamos cultivar e viver os valores humanos e cristãos, independentemente de nossa religião. Para isso precisamos ter coragem de ir contra a corrente e não esquentar com o que os outros possam pensar ou dizer,precisamos ter um ideal.




Paulo Novaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário