terça-feira, 3 de agosto de 2010

As Drogas


A DOENÇA DO SÉCULO

A Adolescência é a fase da vida em que as pessoas estão mais propensas a usar drogas, pois tendem a sentirem-se inseguras, com a necessidade de auto-afirmação e a julgar o uso de drogas como processo natural, inofensivo ou necessário para obter prazer ou aceitação.

Jovens inseguros, que sofrem de depressão ou ansiedade, costumam procurar as drogas como alívio para seus problemas.

Temos que passar informações verdadeiras, e com total clareza, sobre as drogas, seus efeitos e os possíveis danos causados à saúde pelo uso indevido.

O primeiro contato dos jovens com as drogas não costuma ser a maconha, mas sim as substâncias legais, como o álcool e o tabaco..

Temos que retardar ou evitar que os adolescentes experimentem álcool e drogas, pois o uso precoce dessas drogas aumenta as chances de as pessoas desenvolverem dependência.

O fato é que o consumo de drogas aumenta a cada dia e essa triste história começa na cola de sapateiro, viaja pela maconha, passa pela cocaína e nos dias de hoje, com freqüência, acaba no crack.

Muitos começam a se drogar aos 8,10 anos e não passam dos 15 anos de vida..

A curiosidade é o que leva nove em cada dez jovens a consumir drogas pela primeira vez, em seguida vem o desejo de se integrar a algum grupo de amigos.

Essas coisas podem até atrair, e nossos amigos podem nos dizer que elas são maravilhosas, mas essas substâncias são como uma fruta bonita por fora e podre por dentro.

E nesse doloroso processo, o dependente progride com a doença e a família cada vez mais desgastada, vai ficando mais propensa a não saber que tipo de atitude tomar.

As drogas estão entre nós e seria um grande erro tentar ignorá-las

A melhor maneira de ficar livre dos vícios é nem começar!

As drogas podem levar o usuário à morte.

Nós precisamos prestar atenção em nossos filhos, pois se não sentirmos a obrigação pessoal e coletiva de fazer alguma coisa que provoque mudanças, seremos culpados pela omissão.

Paulo Novaes

e-mail-paulinhoconselheirotutelart@ig.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário