domingo, 25 de setembro de 2011

Conselheiro Tutelar

O QUE É O CONSELHO TUTELAR?

O conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e gerar condições para que a população, principalmente as próprias crianças e adolescentes, cumpram e faça cumprir seus direitos. São zeladores sociais,têm o dever de correr atrás do agente violador.

O QUE FAZ UM CONSELHEIRO?

O conselheiro tutelar é um mediador de conflitos, tem que ter uma relação com a comunidade, passar os problemas, fazer uma parceria para forçar o poder público e, assim, conquistar melhorias e fortalecer a relação entre o governo e a sociedade.

Mas temos muito que avançar, para isso, contamos com a força e competência de todos para que consigamos para que consigamos melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes do país.

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

O Estatuto da criança e do adolescente é uma conquista de sociedade, o mais o importante instrumento jurídico de defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes. Precisamos tira-lo do papel para conseguirmos e implantação de políticas públicas.em defesa do estatuto.

Mas infelizmente. o estatuto é ignorado pela sociedade ele não faz distinção enter crianças e adolescentes ricos ou pobres.Só que existe uma distância muito grande entre a lei e a realidade,há uma cultura cidadã baseada no conformismo que impede o estatuto de ser cumprido.

Precisamos da mobilização da sociedade, da participação nas descorçoes e planejamento das ações em relação à infância e à adolescência.

Na verdade, a criança e o adolescente sofrem todo tipo de violência:

A violência Política

A violência Social

A violência econômica

A violência cultural

A violência religiosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário