Todo dia é sempre a mesma coisa o Metrô para constantemente e no alto falante anuncia:Paramos para aguardar a movimentação do trem a frente,só que por incrivel que pareçe eu nunca estou no trem da frente.O Metrô está saturado como todo transporte de São Paulo,é impossivel acreditar que algum dia tudo vai melhorar.Só vamos mudar essa situação quando o povo realmente se unir e perceber que só juntos chegaremos lá,e que sozinho não vamos a lugar algum.
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
PARAMOS PARA AGUARDAR A MOVIMENTAÇÃO DO TREM A FRENTE
PARAMOS PARA AGUARDAR A MOVIMENTAÇÃO DO TREM A FRENTE
Todo dia é sempre a mesma coisa o Metrô para constantemente e no alto falante anuncia:Paramos para aguardar a movimentação do trem a frente,só que por incrivel que pareçe eu nunca estou no trem da frente.O Metrô está saturado como todo transporte de São Paulo,é impossivel acreditar que algum dia tudo vai melhorar.Só vamos mudar essa situação quando o povo realmente se unir e perceber que só juntos chegaremos lá,e que sozinho não vamos a lugar algum.
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
INIMPUTABILIDADE PENAL DO ADOLESCENTE
O conceito de inimputabilidade penal do adolescente faz-se imprescindível na compreensão do ECA, pois embora não sejam aplicadas as sanções previstas no Código Penal, o adolescente em conflito com a lei é responsabilizado, ainda que de maneira pedagógica, por intermédio das medidas sócio-educativas. Entretanto, a inimputabilidade não significa que ao adolescente serão aplicadas medidas mais brandas do que aos maiores de dezoito anos, uma vez que há medidas sócio-educativas que têm a mesma correspondência, por exemplo, das penas alternativas, previstas no Código Penal, como a prestação de serviços comunitários.
terça-feira, 23 de novembro de 2010
REBAIXAMENTO DA IDADE PENAL
Há, no entanto, um forte clamor da sociedade pedindo o rebaixamento da idade penal para 16 anos, desconsiderando que o adolescente está em fase de formação de sua personalidade e necessitando, tanto de limite ou sanção, como de educação, apoio e condições de vida. Na prática do ato criminoso, há quase sempre um adulto por trás de uma infração cometida por adolescente. Rebaixar a idade da imputabilidade penal seria o mesmo que colocar o adolescente mais cedo nas penitenciarias sem perspectivas de inserção social.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
PREVENÇÃO
A prevenção do adolescente em conflito com a lei é parte essencial da prevenção do delito na sociedade. Dedicados a atividades lícitas e socialmente úteis, orientados rumo à sociedade, os jovens podem desenvolver atitudes não criminais. Para ter êxito, a prevenção requer, por parte de toda a sociedade, esforços que garantam um desenvolvimento harmônico dos adolescentes e que respeitem e promovam a sua personalidade a partir da primeira infância. Os programas preventivos devem estar centralizados no bem-estar dos jovens desde sua primeira infância.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
CRECA
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
CAMINHADA DA INFÂNCIA NO BRASIL
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
A Palavra Mágica"Não"
Peguei o ônibus no período da manha,e mais uma vez me deparei com uma cena lamentável,uma criança de aproximadamente quatro anos,dando ordens para sua mãe.Exigindo que sua mãe lhe desse o lugar para ele sentar e sua mãe só não deu seu lugar por vergonha das pessoas que estavam no ônibus.Depois que o filho cresce e vira marginal,os pai vão se lamentar culpando o destino,cuidado se os pais não derem limites para os filhos estarão criando mais um delinquente para a sociedade.Os filhos tem que conhecer a palavra não!Tem filhos que só conhece a palavra sim,e quando houve a palavra "não" ficam atordoados e chegam até matar,pois pensam que pode tudo,e que nada é proibido.
PENSE NISSO...NÃO TAMBÉM É RESPOSTA!
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Vencedor
Você foi demais
Você foi demaisViva para prosperar,Viva para feliz ficar,Mude você mesmoQue estará mudando o mundo.Escute e pratique o que diz a palavra de Deus.Siga em frente.Nunca olhe para trás.E quando chegar ao fim do dia,no céu,Jesus Cristo lhe dirá:"Você foi demais!"
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Aborto
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Há tempo para tudo
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Vaga nas Creches
A Prefeitura de São Paulo diminuiu o ritmo da criação de vagas em creches em 2010. Enquanto no ano passado foi criada uma média de 1.092 vagas por mês, nos seis primeiros meses deste ano o número caiu para 647 --59% a menos.
'Unidades são criadas ao longo do ano', diz pasta Em 2008, ano da reeleição do prefeito Gilberto Kassab (DEM), a média das novas vagas era de 1.966 ao mês. A queda do ritmo deixa o governo municipal cada vez mais longe de cumprir sua promessa de colocar todas as crianças nas creches até 2012.
Segundo o último balanço da Secretaria Municipal da Educação, divulgado em março, havia 78.284 crianças na lista de espera das creches da capital. Para acabar com a fila, o governo deveria criar 79 vagas ao dia --neste ano, foram criadas 22 por dia.
Paulo Novaes
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Que Pais é esse
Que pais é esse,como já dizia Renato Russo,um povo que da valor as tragédias e a violência,que o ilícito atrai,vivem motivado pela a Lei De Gerson,que as pessoa tem que tirar vantagens em tudo. Eu acredito que o bem é maior que o mal,mas que o mal através da mídia prevalecê,pois os programas sensacionalistas fazem propaganda do mal.Os programas passam diariamente violência,tragedias e mostram mundo a fora passando a imagens do pais como um lugar abandonado pela sorte.Mais eles não estão nem ai com a cara do Brasil,estão motivados em ganhar dinheiro,se promoverem,gerar audiência,o que vale é a fama assima de tudo,mesmo que muitos neguem e dizem que estão passando informação para população. Mais eu acredito no meu Brasil e sei que o bem prevalecê sobre o mal,mas não podemos de maneira alguma deixar o mal vencer o bem.Convido a todos a lutar comigo pelo Brasil melhor,pois eu amo a terra onde nasci e não vou deixar os aproveita dores destruir um pais maravilhoso como o nosso Brasil. Convoco a todos Brasileiros que acreditem no nosso pais a lutar pelo um mundo melhor,mais não podemos deixar para amanhã temos que fazer agora.E nos temos como mudar pelas Eleição e não votar nessa lista de aproveitadores abaixo relacionada:
Tiririca,nunca
Ronaldo Esper,jamais
Maquila,nem no Boxe
Jogadores de futebol,que não conseguiram segurar o dinheiro quando estava na ativa,agora querem ficar rico na Política.
Músicos falidos que nem CD vendem mais!
Comediantes que não tem a menor graça!
Eu quero um Brasil melhor,e você?
Paulo Novaes
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Tristeza
Me da uma profunda tristeza quando vejo crianças e adolescentes vendendo balas,doces,e pedindo dinheiro no farol. Quando se aproximam para oferecer algum produto,ou me pedir dinheiro eu pergunto: - Onde se encontra sua mãe?Ouvindo essa pergunta se afastam,pois sua mãe se encontra nas proximidades,sentada numa praça escondidas atrás de uma arvore,ficam vigiando seu filhos para que vendam,ou peçam em seu lugar.E ai daqueles que não vender,e não levar dinheiros.Como é que pode alguém ser escravo de seus próprios pais,tem que correr atrás do sustento de quem deveria ser sustentado. Será que essas pessoas não tem coração,fazem de seus filhos uma fonte de renda!Ele não pediram para nascer .chegaram ao mundo gerados por pessoa que por algum motivo querem descontar o passado no presente.Tem medo de enfrentar o mundo,pois são covardes,e descontam em seus filhos por achar proprietários.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Egoismo
domingo, 12 de setembro de 2010
Reconquista da infância
Um em cada quatro crianças ou adolescentes em abrigo volta para casa após mutirão. Nenhum abrigo é melhor do que a casa.E nehuma criança é brinquedo. Caminho de volta ao abrigo 2% das crianças são devolvidas durante o processo de adoção
Depoimento
Fui obrigado a matar,era eu ou ele! Foi uma sensação estranha fiquei sabendo que o cara queria me matar. Então esperei anoitecer e fui pegar o vacilão,pois estava atrasando meu lado. Fui até o barraco dele,e esperei ele sair,quando ele abriu a porta,só gritei assim: -Já era jão!Não deixei nem ele pensar,sapequei bala nele,descarreguei todo meu oitão. Quando vi aquele corpo estendido no chão senti uma coisa ruim,mais logo passou,afinal se não fosse ele era eu. Agora meu currículo aumentou,era ladrão,traficante e matador,a minha fama na favela cresceu bastante depois daquele crime.As pessoa passaram a me respeitar mais,sei que era por medo,mais não importava,o importante era ser o bandidão,deixei de ser invisível.Paulo NovaesEscrevi esse depoimento real para mostrar a sociedade o quanto vale uma vida,nada ,os valores estão mudando as pessoas acham que o crime compensa. Vejo no horário eleitoral o candidato Ronaldo Esper valorizando o roubo que fez dos vasos no cemitério,e usando isso para obter votos,fico imaginado aonde vamos chegar.E fico indignado em saber que o mesmo terá muitos votos,gente temos que mudar essa realidade,o que vou dizer para meus filhos sobre a honestidade,se os candidatos que querem se eleger para criar leis de proteção,pesam ao contrario.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
O Crack e seus Efeitos devastadores
No sábado estava conversando com um usuários de crack e fiquei impressionados com seu depoimento,me contou sobre varias situações com o envolvimento desta droga. Vejo a mídia sempre falando nesta situação sobre a crakolandia no centro de são Paulo,mal sabem eles que a crakolandia não esta somente no centro,mais chegou também na periferia. Perguntei ao um usuário porque ele tinha escolhido o crak para se drogar e ele me disse: Tio é o seguinte...Você já viu um alcoólatra tomando cerveja!não, sabe porque?Ele toma pinga,porque é mais barata,é igual ao dependente ele prefere o crack porque é a droga mais barata,e o efeito é louco. Drogado fazemos uma viagem nos desligamos do mundo,vivemos num mundo de ilusão,somos qualquer personagem que queremos,só que quando começa a passar o efeito é a hora pior porque temos que enfrentar a realidade,eu nunca deixo esse momento chegar quando a brisa está passando,me drogo rapidamente pois não sei se aguento viver a minha realidade. Por isso passo a minha vida drogado pois o mundo é dos fortes os fracos não sobrevivem,a não ser na ilusão das drogas.
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Gonzaguinha
Eu fico
Com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...
Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita...
E a vida!
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida
De um coração
Ela é uma doce ilusão
Hê! Hô!...
E a vida
Ela é maravilha
Ou é sofrimento?
Ela é alegria
Ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão...
Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo...
Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor...
Você diz que é luxo e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer...
Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser...
Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte...
E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...
Saudoso
Gonzaguinha
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
O Fim
Nas ruas,dentro dos ônibus,nas empresas,só se fala na candidatura do Tiririca,todos estão achando engraçado suas falas,e o pior que vejo os comentários que muitos vão votar nele,pelas sua palhaçadas.Isso me deixa profundamente triste,em saber que as pessoas pensem desse jeito.E o que me deixa indignado é saber que ele tem tudo para ganhar as eleições. Tá certo que muitos parlamentares estão de brincadeiras,agora votar no Tiririca já é demais,se ele for eleito ai é o fim. Quero reunir pessoas de bom senso para impedir que isso aconteça,pois nosso pais não merece um descaso desse. Se ele for eleito é o pais que vai morreeeeeer.
Paulo Novaes
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Felicidade
Todos estão a procura da felicidade,só que essa tal felicidade tem varias maneiras de se alcançar! Para uns a felicidade é dinheiro para outros a saúde! para outro os filhos! para outro a familia! para outro achar seu grande amor! para outros a liberdade! para outros a alta do hospital! para outros ganhar na mega sena! para outros a Vitória do seu time preferido! para outros o simples despertar de um dia! para outros ver o por do sol! para outros a chegada da sexta feira! E para você o que é essa tal felicidade? Paulo Novaes
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Eleição
Até quando vamos tampar nossos olhos diante da Política que nos cerca,assisto o horário Político como se estivesse assistindo o programa humorístico,somente para dar grande gargalhadas perante a maioria dos candidatos.Iria dizer que parecem Palhaços mais não vou fazer esse tipo de comparação,pois os Palhaços estão para dar alegria,mais esses tipos de canditatos nos trás é tristeza.
Paulo Novaes
terça-feira, 24 de agosto de 2010
João
Moro na rua,meu parceiro é a escuridão.
Como você tenho meus sonhos,mais não tenho como realizar vivo na ilusão,descalço e de pé no chão.
Roubo para chamar a atenção de um pais que só me deu decepção
Barriga vazia,mente vazia,vida vazia
Queria muito ter uma família,mais fui abandonado na rua,meu pai bebia.Minha mãe me batia.As pancadas doía,menos no corpo mais dentro do meu coração.
Não sou mal elemento não,só que não tenho opção,acabei virando ladrão,para poder comer um pedaço de pão.
Hoje disem que não tenho coração se vou pra prisão me chamam de valentão.
Mais como ter educação se ninguém me ensinou, a vida só me maltratou.
Não sei que caminho seguir,estou totalmente sem direção.
Neste mundo capitalista,só é vencedor quem tem dinheiro de montão,ai ele é o cara, não vai nem para prisão.
Na época da Eleição aparece um monte de políticos se dizendo de bom coração, que vão mudar tudo,moradia,transporte,saúde,mais quando ganham o que impera é a corrupção.
Nem muda nada não meu irmão,e o mundo dos abandonados pela própria sorte ninguém quer conhecer,pois não da voto,só a bandeira da eleição.
Falam em Pedofilia,maus tratos e abandono,vestem até camisetas para ficarem legal na televisão,mais se antes das eleição não fizeram nada, imagina depois da votação.
Pior crime tão fazendo esse cidadãos que usam a violência.os maus tratos a pedofilia par ganhar as eleições,e ninguém diz nada meu irmão.
Meu nome é João,moro na rua parceiro da escuridão mais me chamam de ladrão sem coração,mais vendo todo esse tipo de ação onde estão os verdadeiros vilão.
terça-feira, 3 de agosto de 2010
As Drogas
A DOENÇA DO SÉCULO
A Adolescência é a fase da vida em que as pessoas estão mais propensas a usar drogas, pois tendem a sentirem-se inseguras, com a necessidade de auto-afirmação e a julgar o uso de drogas como processo natural, inofensivo ou necessário para obter prazer ou aceitação.
Jovens inseguros, que sofrem de depressão ou ansiedade, costumam procurar as drogas como alívio para seus problemas.
Temos que passar informações verdadeiras, e com total clareza, sobre as drogas, seus efeitos e os possíveis danos causados à saúde pelo uso indevido.
O primeiro contato dos jovens com as drogas não costuma ser a maconha, mas sim as substâncias legais, como o álcool e o tabaco..
Temos que retardar ou evitar que os adolescentes experimentem álcool e drogas, pois o uso precoce dessas drogas aumenta as chances de as pessoas desenvolverem dependência.
O fato é que o consumo de drogas aumenta a cada dia e essa triste história começa na cola de sapateiro, viaja pela maconha, passa pela cocaína e nos dias de hoje, com freqüência, acaba no crack.
Muitos começam a se drogar aos 8,10 anos e não passam dos 15 anos de vida..
A curiosidade é o que leva nove em cada dez jovens a consumir drogas pela primeira vez, em seguida vem o desejo de se integrar a algum grupo de amigos.
Essas coisas podem até atrair, e nossos amigos podem nos dizer que elas são maravilhosas, mas essas substâncias são como uma fruta bonita por fora e podre por dentro.
E nesse doloroso processo, o dependente progride com a doença e a família cada vez mais desgastada, vai ficando mais propensa a não saber que tipo de atitude tomar.
As drogas estão entre nós e seria um grande erro tentar ignorá-las
A melhor maneira de ficar livre dos vícios é nem começar!
As drogas podem levar o usuário à morte.
Nós precisamos prestar atenção em nossos filhos, pois se não sentirmos a obrigação pessoal e coletiva de fazer alguma coisa que provoque mudanças, seremos culpados pela omissão.
Paulo Novaes
e-mail-paulinhoconselheirotutelart@ig.com.br
Declaração dos Direitos da Criança
1º Princípio – Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.
2º Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.
3º Princípio – Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
4º Princípio – A criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas, e à mãe devem ser proporcionados cuidados e proteção especiais, incluindo cuidados médicos antes e depois do parto.
5º Princípio - A criança incapacitada física ou mentalmente tem direito à educação e cuidados especiais.
6º Princípio – A criança tem direito ao amor e à compreensão, e deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.
7º Princípio – A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.
8º Princípio - A criança, em quaisquer circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.
9º Princípio – A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, abandono, crueldade e exploração. Não deve trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, o seu desenvolvimento e a sua saúde mental ou moral.
10 º Princípio – A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.
segunda-feira, 26 de julho de 2010
TIÃO DE DEUS
Nascido na periferia de São Paulo, filho de Sebastiana da Silva, filho de pai desconhecido, Sebastião da Silva (vulgo Tião), um bebe de três quilos e meio, cinqüenta centímetros e de cor negra.
Saiu de uma maternidade pública direto para o morro onde morava sua mãe, num barraco que pendia na encosta de onde se via uma vista bonita da cidade. Tião como era conhecido,passou seus primeiros anos de vida em uma creche à beira do morro,pois sua mãe tinha que trabalhar de empregada doméstica em uma casa na cidade.
Tião não conheceu uma família nem tão pouco seu pai, tornou-se um menino muito ligeiro que corria pelos becos da favela todos os dias.
Na escola pouco freqüentava, tinha um comportamento dos piores e sempre procurava as más companhias. Era revoltado com o oque a vida lhe proporcionara,aos poucos foi se envolvendo com o trafico de drogas, Sebastiana sua mãe ocupada com seu trabalho e o sustento da casa nem desconfiava.
Alguns anos se passaram e Tião tornou-se um adolescente, seu envolvimento com o crime foi aumentando, ele não era uma pessoa má, mais não tinha ninguém para orientar, foi recrutado pelo traficante da área.
Dava cobertura a traficantes virou fogueteiro,avisava o traficante quando a policia chegava,começou a usar drogas e praticar pequenos furtos.
Antes mesmo de completar dezoito anos Sebastião já andava armado, até que um dia, a casa caiu.
São Paulo, não sei que de que dia, mês ou ano, pois para Tião nesse dia o tempo parou.
Estava sentado em uma pracinha no Parque Edu Chaves zona norte quando der repente ele encontrou seu tio o Nilson o qual te convidou para roubar. Saíram dali e foram para favela pegar as armas para uma aventura a qual lhe custaria quase seis anos de sua vida, por algo que pertencia ao seu semelhante.
Para ele um tempo perdido o qual pra recuperar se torna impossível, foi preso assinou o artigo 157 (roubo). Chegando à cadeia se deparou com situações difíceis, por ser um réu primário, não conhecia as normas da cadeia, ou seja, do cárcere da prisão.
Acabou indo trabalhar na faxina pagar a bóia (ou seja, entregar a comida nas celas).
Comida diga de passagem indigesta, cada dia um cardápio diferente ou um pesadelo diferente. Ali estava Tião menino de rua agora com dezenove anos preso.
Sua mãe desconsolada com á vida que o filho levava, desistira e o tinha como perdido nem mais o visitava na cadeia.
Certo dia, estava ele limpando sala de leitura e caiu-lhe sobre a sua cabeça um livro, pôs a mão na cabeça e proferiu alguns palavrões, passado a raiva, pegou o livro do chão, e percebeu que era a Bíblia.
Naquele exato momento ficou sem ação, não sabia se atirava ao longe o livro ou colocaria na prateleira, ameaçou joga-lo depois resolveu leva-lo para sua cela.
Antes de apagar a luz para dormir, Tião movido por um sentimento desconhecido começou a ler, abriu a bíblia em gênesis e descobriu que foi Deus que fez o mundo, os homens a sua imagem e semelhança.
Os outros detentos queriam reclamar mais como Tião era respeitado por todos ninguém falou nada, e Tião entrou madrugada a fora lendo a Bíblia e descobriu também que Deus enviara seu filho Jesus para morrer por nós, conheceu os mandamentos entre eles amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Tião que passava sua vida entre os maus espantou-se ao descobrir que havia um lado bom da vida.
A partir daquele exato momento teve seu coração amolecido e atormentou-se por todas as coisas erradas que tinha feito antes de ter encontrado aquele livro e naquela noite não mais dormiu.
Certo dia a cadeia recebeu a visita de uns missionários que cantou e levou o nome de Jesus aqueles detentos. Tião ficou emocionado e acabou fazendo amizade com um de seus componentes que lhe disse:
- Não é fácil entender logo a linguagem de Deus que chama a descobrir o que ele quer. A Bíblia traz muitos exemplos de pessoas que reagiram diante do chamado e demoraram par dar resposta.A primeira reação é sempre a incapacidade pessoal.
Mais Deus não escolhe os capacitados, mas capacitam os que escolhem para concretizar os seus planos.
Os missionários foram embora e Tião voltou para sua cela cheio de duvidas, abriu a Bíblia e recebeu de Deus a resposta que queria: Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu, eu te amo.
Aquele dia veio à transformação, e o bom comportamento de Tião, fizeram que as coisas para ele fossem mudando e já começara a ser conhecido por estas mudanças, passou a ter regalias, estudou e conseguiu terminar o ensino fundamental, depois concluiu o ensino Médio.
Tião temido por fazer o mal passou a ser respeitado por fazer o bem procurava acalmar a todos levando as palavras bonitas que aprendera.
Três anos se passaram e seu bom comportamento o levou a cumprir o resto de sua pena em liberdade.
Foi um dia de festa Tião voltava ao mundo, era como se tivesse nascido novamente,como que Jesus em sua infinita bondade lhe tivera dado outra chance de viver, repeti-se a historia de Saulo, que após perseguir o povo de Deus, foi por ele recrutado e tornou-se seu melhor discípulo.
Assim se fez na historia de Tião, quase igual àquela que ele não cansava de meditar e de admirar,começou a estudar sobre atos doa apostolos. Seguiu Paulo como a pessoa mais significativa que conhecera e através de quem via Jesus.
Os dias foram passando e Tião o apóstolo, sempre pregando o Evangelho, criou no morro onde antes praticava o mal um grupo de oração em uma pequena comunidade.
Com o apoio do amigo que sempre lhe visitava na cadeia pregava o Cristo vivo e ressuscitado no dia de hoje através da humanidade das pessoas. Aquela pequena comunidade foi crescendo tanto que já recebia visitas de outras comunidades.Tião era sempre procurado por menores carentes,pessoas humildes e necessitadas e a todos ouvia,ajudava como podia mais sempre em primeiro lugar apresentava Jesus como o rochedo que salva.
Tião entrou para faculdade de direito dava palestras e testemunhos sobre sua vida.
Sua mãe que o abandonara soube da noticia e procurou para pedir perdão por ter o abandonado. Qual então foi a surpresa quando ele abraçando-a disse que quem era ele para não perdoa-la frente a atitude de Jesus que a todos perdoou no momento mais difícil de sua vida,a crucificação.
Desta forma deu a ela a incumbência de cuidar das mães solteiras e abandonadas pela família, orientando-as na vida e na comunidade.
Os anos se passaram e Dr. Sebastião tornou-se advogado e muitas causas defendeu, criou um núcleo para verificação de processos dos presos, trabalho este que a muitos recuperou para a vida em sociedade.
Sebastião viveu muito, e num belo dia foi encontrado dormindo na paz de Jesus, em sua modesta moradia.
Seu nome sempre fora lembrado por muitos em sua comunidade, até um Político resolveu batizar uma praça da comunidade com seu nome.
Alguns amigos foram ao lugar onde Tião viveu, vasculhar documentos para apresenta-los a prefeitura a fim de sugerir seu nome para aquela obra,lá encontraram uma velha Bíblia e dentro dela uma anotação na epistola de São Paulo.
Saulo, Saulo, por que me persegues?
Tião, Tião por que me persegues?
Também estavam escritos estas poucas palavras:
Mesmo que os poderosos não venham em socorro dos oprimidos, mesmos que as injustiças prevaleçam no mundo, Deus será o seu guia, o seu rochedo. Quem crê em Deus não estará sozinho, abandonado e nem injustiçado, pois Deus estará com você hoje e sempre.
Tião do mundo
Tião Temido
Tião esquecido
Serás agora... Tião de Deus.
DEUS NÃO ESCOLHE OS CAPACITADOS, ELE CAPACITA OS ESCOLHIDOS.
Em Homenagem a José Eugênio Rossi
Paulo Novaes
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Pedofilia
A IMPRENSA ESCRITA E FALADA EXPLORA TUDO ISSO, MAIS NÃO SABE O SOFRIMENTO VIVIDO PELO ABUSADO.
A VERDADE É QUE INFELIZMENTE A DESGRAÇA DA IBOPE.
DIGO ISSO PORQUE ACOMPENHEI VARIOS CASOS DE ABUSOS SEXUAIS É TRISTE VER O SOFRIMENTO DO ABUSADO E A CARA DE PAU DO ABUSADOR. E SABER QUE MUITAS VEZES A PROPRIA MÃE É CONIVENTE COM ESSA SITUAÇÃO.
PARTICIPEI DA CPI DA PEDOFILIA NA CAMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO, VÍ MUITOS DEMAGOGOS FALANDO SOBRE O CASO LEVANTANDO TESES. VEREADORES DIZENDO-SE QUE ESTAVAM ABRAÇADO A CAUSA,QUE LUTARIAM PELA MELHORIA,MAIS QUE NA VERDADE ESTÃO USANDO ISSO PARA SIMPLISMENTE USAR COMO PLATAFORMA POLITICA,E NADA MUDOU..
OS ABUSADORES ESTÃO SOLTO POR AI, PESSOAS ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA QUE VIVE NO MEIO DA SOCIEDADE, IMPUNES E ANDANDO A VONTADE.
ATÉ QUANDO VAMOS DEIXAR DE LADO O NOSSO COMODISMO E FAZER ALGUMA COISA REAL, PARA QUE REALMENTE ALGUMA COISA SEJA FEITA.
APROVEITO ESTE ESPAÇO PARA CONVIDAR AS PESSOAS DE BOA VONTADE A SE JUNTAR A MIM NESTA LUTA PARA FORÇARMOS O PODER PÚBLICO E A SOCIEDADE A SOLUCIONAR DE VEZ ESSE PROBLEMA.
QUEM QUIZER PARTICIPAR DESTA LUTA ENTRE EM CONTATO COMIGO E VAMOS FAZER UM CORRENTE CONTRA A PEDOFILIA.
UM ABRAÇO
terça-feira, 20 de julho de 2010
Educação
Reza a Constituição que todo Brasileiro tem direito à Educação, mas, infelizmente, está realidade está muito distante.
Porque um país sem Educação é um país sem futuro, e cada vez mais a cultura é uma questão de classe.
Temos que garantir que na periferia isso seja realidade, que nossos alunos tenham mais acesso ao teatro, à literatura, à dança, ao cinema, etc.
E que nosso professores, idealizadores e comprometidos pelas causas da educação, sejam vistos com respeito e valorizados, e que tenham maiores condições de ensinar. Temos que lutar pela redução do número de alunos por sala de aula, para que haja mais diálogo entre alunos e professores.
Não dispomos de condições para educar os nossos filhos, por isso a família tem que entender que a educação é fundamental.
Por exemplo, você tem que saber como foi o dia do seu filho na escola, com quem voltou da escola, com quem estava brincando na rua, quem eram os amigos e os pais dos amigos dos filhos.
Mas, infelizmente, a realidade é outra, as salas de aulas estão super lotadas, estão fazendo das nossas escolas um depósito.
Para o Estado e para prefeitura é muito mais barato encher as Escolas de alunos, do que construir novos estabelecimentos educacionais.
Temos que lutar!Porque a cultura é coisa que ninguém tira da gente, o dinheiro acaba as roupas se rasgam, mas a cultura nunca acaba.
Dizem que o Brasileiro não gosta de ler, mas sabemos que muitos deles ainda hoje não têm acesso a livros e outros nem se quer sabe ler.
Temos que promover a articulação da Escola com a comunidade, se unir contra a falta de segurança. Promover a educação popular e a mobilização social para superação da violência.
Precisamos cultivar e viver os valores humanos e cristãos, independentemente de nossa religião. Para isso precisamos ter coragem de ir contra a corrente e não esquentar com o que os outros possam pensar ou dizer,precisamos ter um ideal.
Paulo Novaes
sexta-feira, 16 de julho de 2010
INDIGNAÇÃO
Seja no tráfico de drogas, nos roubos, e até nos envolvimentos de crimes.
Com a mentalidade de que ser menor se é impune e pode fazer o que quiser que não vai dar em nada.
Veja no caso do goleiro Bruno, colocaram um menor pra que possam aliviar a parte dele no crime
Veja bem não estou julgando nem condenando ninguém, pois até que provem ao contrario todos são inocentes.
Mas virou rotina um adulto cometer um delito, e usar uma criança ou um adolescente para assumir.
Temos que repensar essa questão e buscar uma solução para esse problema que está fincando crônico.
Muitos pensam em reduzir a maioridade penal, mais enquanto a Fundação Casa e nossos Presídios serem um depositam de gente não adianta nada.
Um dia conversando com um jovem que havia saído do presídio, me disse:
Agora que passei por uma cadeia estou diplomado, pois a cadeia é a faculdade do ladrão.
Fiquei indignado com a resposta, mais tive que concordar que realmente é verdade, o educando que está ensinando o educador.
Paulo Novaes
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Sejam todos Bem Vindos!
Acesse:
Jardim Peri.Com